domingo, 16 de janeiro de 2011

O PENSAMENTO

                                                             DIRCEU AYRES

Não quero aqui me referir ao princípio de todo criado e que possamos ser genéricos, pois nada pode ser criado sem que antes tenha sido pensado. São essas forças criadoras do pensamento, que mais me espanta. Desde muito tempo, muitos anos atrás, que os estudiosos tentam achar explicações para o “criar”, e o “edificar”, “a idéia”, “O Pensamento”, as coisas e até palavras, sem conseguir explicações plausíveis. Tudo vem ou parece vir do pensamento, É plausível pensar que tudo aconteça primeiro no pensamento. Mestres ensinam a seus alunos, Místicos, tentam ensinar a seus Discípulos, o verdadeiro sentido de que os homens que não chegaram a alcançar os lugares que se propunha alcançar, na verdade estavam usando tão somente, e, unicamente o esforço que sempre se acredita ter sido desenvolvido pela vontade, (força de vontade). Quando deveria ter iniciado no - acreditar-crer no PENSAMENTO, que na verdade é onde tudo se inicia. Aí sim, está o princípio da criação de tudo e do todo. Kilómetros de papeis, tonéis de tinta, máquinas de escrever, agora COMPUTADORES, de tudo já se usou para falar, escrever e tentar explicar a força criadora do pensamento, tudo debalde; tanto esforço e até o momento presente, nada concernente a criação ou o pensamento. Os Editores MELHORAMENTOS, Em seu Dicionário Prático da Língua Portuguesa, diz: PENSAMENTO é o Ato ou faculdade de Pensar, Espírito, Operação da Inteligência, Imaginação, IDÉIA. – E ainda:
IDÉIA: Representação Mental, Modelo Eterno e Perfeito do que Existe, Imaginação, Opinião, Conceito, Noção, Conhecimento. Pois o Pensamento parece ser Matéria, uma fonte emissora de energia e equilíbrio, que tanto pode ser positiva ou negativa segundo nossas intenções, ou segundo nossas idéias.
Talvez, aqui possamos colocar uma poesia do Famoso Poeta da Morte, AUGUSTO DOS ANJOS. Não teríamos nem uma maneira de expressar melhor o que realmente possamos fazer ou PENSAR, ou dizer, sobre o PENSAMENTO.

A IDÉIA

De onde ela vem?! De que matéria bruta
Vem essa luz que sobre as nebulosas
Cai de incógnitas criptas misteriosas
Como as estalactites de uma gruta?!

Vem da psicogenética e alta luta
Do feixe de moléculas nervosas,
Que, em desintegrações maravilhosas,
Delibera, e depois, quer e executa!

Vem do encéfalo absconso que a constringe,
Chega em seguida às cordas da laringe,
Tísica, tênue, mínima, raquítica...

Quebra a força centrípeta que a amarra,
Mas, de repente, e quase morta, esbarra!
No mulambo da língua paralítica!
Nessa tentativa de melhor entender a IDÉIA, que não é outra coisa, senão, o PENSAMENTO, essa coisa maravilhosa que nos transmite o que devemos fazer, ou não. Heráclito de Éfeso, diz: ”O homem, desde que temos notícia, se perguntou sobre a vida, sobre o mundo que o cercava. E isto é produto do que chamamos PESAMENTO”. Heráclito de Éfeso também formula outro Pensamento: “O mundo tal qual o conhecemos não é o verdadeiro mundo, mesmo que não possamos conhecer outro. Não acrediteis nesses olhos estúpidos, nos ouvidos barulhentos, e na língua, más examinai tudo com a força do PENSAMENTO”. E, Para PARMÊNIDES DE ELÉIA o movimento existe para os sentidos que se enganam somente o PENSAMENTO pode perceber a verdade, o ser. A verdadeira realidade não está na experiência, más no plano do PENSAMENTO. O PENSAMENTO é o único caminho para a verdade. Esses Pensamentos são os que marcaram o período conhecido como FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA. Já, cientistas nos Estados Unidos e da Inglaterra, estão afirmando que são capazes de monitorar; nosso amigo tão famoso; o Pensamento e as imagens do cérebro. Ambos estão tentando filmar ou ler os caminhos do cérebro. Os pesquisadores admitem que uma máquina universal para leitura de mentes e de Pensamento, está longe, más um dia alguém fará uma máquina até para colocar no boné. São na verdade dois times: University College London, na Inglaterra e Universidade da Califórnia em Los Angeles nos Estados Unidos, que puderam identificar quais imagens e quais os sons que as cobaias estavam ouvindo. O time Americano disse que seu estudo prova que imagem do cérebro é ligada á atividade elétrica das células cerebrais. O time Britânico disse que a pesquisa pode ajudar pessoas com paralisia a se comunicar com o uso de um computador leitor de mentes ou até mesmo para o controle de aparelhos domésticos com a mente. Os pesquisadores costumam usar um aparelho de ressonância magnética para monitorar a atividade visual do córtex. Eles determinam com precisão através das imagens, qual imagem está sendo vista pela pessoa cobaia. Segundo Platão, se seguimos o caminho dos sentidos, somos levados á aparência e a ilusão. Aí vem: ”Á única forma de atingir a verdade é examinando todas as coisas com a força do Pensamento. Somente o Pensamento pode atingir o que é eterno”.Platão, partindo dos dois caminhos apresentados por PARMÊNIDES, afirma que: “Existem dois mundos: um é o mundo que conhecemos através dos sentidos, onde vivem os corpos que nascem e morrem”.
“Outro é o mundo que somente pode ser conhecido seguindo a via do Pensamento, da alma, o mundo das idéias, onde o que existe são modelos de verdade”.Deixando de lado a Filosofia desses famosos pensadores, chegamos a um ponto que precisamos saber se existe: ciência em pensamento místico ou se existe, Misticismo em Pensamento Científico?.
Agora sabemos que: quando usamos a “força de vontade” estamos usando uma força muito poderosa. Porém, se usarmos o poder do pensamento positivo, temos muito mais possibilidade de alcançar nosso objetivo. Pois sabemos que o Poder do Pensamento positivo vem da face oculta da mente, o lado desconhecido, do todo poderoso inconsciente.
Talvez, SIDARTA GAUTAMA o Buda, soubesse muito sobre o inconsciente, pois quando escreveu os seus mandamentos, não esqueceu de colocar o “PENSAR RETO”; daí partir para seus ensinamentos... Um salto.

Katrina Haslip

                                        Dirceu Ayres
“Hoje é o primeiro dia, ou o último, do resto de sua vida." Soa meio pomposo e assustador, eu prefiro acordar cada dia para um novo trabalho, seja lá qual for. Cada manhã um novo serviço ou uma nova invenção. Más para quem tem o vírus da AIDS, Todos os dias o desafio de na próxima hora baixar a sepultura ou próxima vez, fazer melhor para ter alguns dias de vida a mais. Não é por isso que devemos ficar desanimados. Más por quê? Veja esta estória: Em 1992 foi publicado o obituário de uma mulher, Katrina Haslip, a quem o The New York Times julgou ser uma pessoa especial, digna de ser lembrada. Katrina Haslip havia morrido de complicações decorrentes da Aids. Ela estava com 33 anos. Era uma ex-interna da prisão estadual de Nova York e tinha sido presa depois de várias condenações como batedora de carteiras. Quando estava na prisão, foi diagnosticado como soro positiva. Procurando ajuda inutilmente, resolveu fundar uma organização na prisão que ajudasse a ela e a outras internas doentes. Depois que saiu da cadeia, continuou seus esforços para conscientizar as pessoas e levantar recursos para mulheres com Aids. Conforme escreveu o NYT, “Haslip, junto com outras organizações de combate à Aids, lutou para pressionar o governo federal a expandir seus esforços para combater a doença entre as mulheres”. Por causa do trabalho de Katrina, dizia o jornal, “os centros federais para controle e prevenção da Aids, um mês antes de sua morte, anunciaram os planos para ampliar a definição da síndrome no sentido de incluir mais doenças que afetam mulheres com o vírus”. Quantas centenas - milhares - de vidas podem ter sido facilitadas, aliviadas, melhoradas e até mesmo salvas, pela quantidade de dinheiro e informação que resultaram dessa iniciativa? Katrina Haslip. Uma batedora de carteiras. Provavelmente viciada, possivelmente prostituta. Presa aos 27. Morta aos 33. Como foi possível uma rodada ou alguma coisa que foi feita e aparentemente perdida como essa ter sido uma jogada para fazer do mundo um lugar melhor? E qual é a nossa desculpa? Isso me lembra a fábula do beija flor que conduzia água em seu bico para apagar um enorme incêndio, os outros animais e pássaros perguntaram se ele achava que ia adiantar alguma coisa aquele tiquinho de água, ao que ele respondeu...”estou fazendo minha parte”. Leva-nos a crer que se todos fizessem o mesmo, tão somente a sua parte, o mundo seria melhor, muito melhor mesmo. Tem vezes que esse sentimento ruim de incompetência ou até nulidade começa com qualquer coisa, uma bobagenzinha à toa, vinda do nada. Mas vai crescendo, e você vai ficando cada vez mais agoniado, porque não sabe o que é nem de onde vem essa sensação ruim. Um pressentimento funesto, um incômodo na alma que não dá trégua, sossego, nem descanso. A sensação horrível de ser nulo ou o que é pior, achar que é a nulidade é que é o Timoneiro de nossa vida, ela cega, nos dexa mais egoísta, nos orienta, dirigiu e ainda nos atordoa.

O circo

                                                 Dirceu Ayres

E Todo mundo sabe, é verdade mesmo, que os governos fazem de um tudo com o dinheiro do Povo para satisfazer seus própios interesses. Tira o dinheiro da Saúde para jogar na esbórnia. Tira das rodovias para colocar como aumento de Deputados Federais. Tira da Segurança e Poe na reforma do Palácio e ajuda alguns amigos mais próximos. Corta o dinheiro que deveria ir para o Rio de Janeiro aquela cidade maravilhosa e pacífica, cantada em prosa e verso (e sangue, muito sangue e morte). Nas próximas olimpíadas certamente teremos novas modalidades "esportivas": maratona de arrastamento de crianças até a morte, "tiro a esmo" (antigamente conhecido como "tiro ao alvo") Seqüestro tanto demorado como o conhecido “seqüestro relâmpago” praticado por menores. Etc. Lá as crianças já brincam desse tipo de "seqüestro relâmpago" desde menino (antigamente conhecido como "esconde-esconde"), e assim por diante. Mas é claro que também temos monstros, como o pedreiro que estuprou e estrangulou uma criança de apenas alguns meses dentro de um templo. (isso em SC). Os detentos, porém, darão conta dele já, já, até detentos chamam a isso de monstruosidade. Para alguns crimes, não há impunidade atrás das grades. Será que eu estaria raivoso demais?. E se ELE FOR CONDENADO E FOR PARA a Prisão, lógico que encontrará logo um Boy com muita vontade de fazer amor e poderá satisfazer as vontades dele. O Brasil ou os Políticos fazem o Circo?. Ora o Circo já está feito e bem montado, o que parece que não tem jeito é modificar a chamada vontade Política, isso sim é um Circo. Alguns estão no picadeiro brincando com os palhaços ou fazendo dos outros também palhaços, Uns estão nas Câmaras, plenário etc., enquanto outros estão no Globo da Morte cuidando do equilíbrio para não serem presos, outros estão alimentando os colegas animais para estar de bem com todos e ainda temos os que ainda estão na platéia ou só assistindo o que se passa no Palco, ou esperando a sua vez. Estamos ou não estamos em um Circo?, Às vezes somos platéia e às vezes somos figurantes. Más, que estamos em um Circo e fazemos parte dele, está claro que estamos sim em um Circo bem movimentado, bem freqüentado e com cerca de cinqüenta milhões (50.000.000.00) de passa fome, aqueles que estão abaixo da linha da pobreza, isso segundo a Fundação Getúlio Vargas e nós, teríamos jeito para consertar?, Acho que não. Acredito que políticos de honra, decentes e honestos, estão esperando uma boa hora para junto com alguns Empresários poderosos colocarem o Brasil nos trilhos, não somente da esperança como nos trilhos do desenvolvimento. Melhorando a qualidade de vida dos Brasileiros e desmanchando esse Circo de maracutáia e é mas não é. Um dia um político é convidado para um cargo, no outro dia quem assume já é outro, um determinado político conta com o apoio da autoridade maior para exercer um cargo, quem assume de verdade é outro. Sejamos sinceros...É ou não é um Circo?. Está ou não está em movimento desencontrado sempre?. Temos um único caminho, esperar para ver no que vai dar ou eleger os que já estão aí. Não sabemos com quem contar nem a quem pedir ajuda, então é ficar calado e esperando. Talvez um dia as coisas venham a melhorar ou o Circo vai pegar fogo.

O ESTÍMULO À MISÉRIA

                                         DIRCEU AYRES
Estados que produzem cana de açúcar como: Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco. São Paulo, Bahia, Sergipe, dentre outros nesse Brasil imenso. Boa parte desses trabalhadores também trabalha na cafeicultura, apesar desses Estados e algumas cidades experimentam a expansão também por causa do pólo de confecções, Salgema, Algumas Indústrias que chegaram a ser implantadas. Agora temos: Sem terra, sem teto, sem mãe, sem tudo. Quando chega a época da colheita e, como sempre, é hora de contratar gente. Mas, por incrível que pareça, o bóia-fria se tornou artigo escasso. Razão: mesmo que por breve período, não pode se submeter à carteira de trabalho assinada, como pretendem sindicatos rurais e cafeicultores.(Me refiro aos que querem trabalhar)... Pelo inacreditável motivo de que, se trabalharem dentro da lei, perde o direito a receber a Bolsa Família. Não bastasse ser paternalista, o programa do governo federal estimula - ainda que involuntariamente - o emprego informal ou a vadiagem. Ou melhor: a exploração do trabalho assalariado, a escravidão, pior é esse
Vilipêndio. Mas não é apenas isto. Uma das razões do inacreditável déficit da Previdência é a aposentadoria rural. No momento em que cafeicultores canavieiros e sindicatos de empregados desejam dar ao bóia-fria o direito líquido e certo através de documentação regular e legal, o programa do governo federal segue na mão contrária. (Contra mão) Mais: o Bolsa Família reforça o verso do baião de Luiz Gonzaga, Aquele sertanejo que cantou uma Nação chamada Nordeste. Em uma de suas canções Diz: “dá uma esmola a um homem que é são, ou lhe mata de vergonha, ou vicia o cidadão”, Isso humilha e escraviza o homem do campo. Ou vai transformá-lo em um desses Famigerados sem terra, ou desordeiros de terra. Porque os verdadeiros Trabalhadores rurais tornaram-se reféns do conforto de sua própria condição miserável. Aí então; vão exigir: cesta básica, assaltar caminhão nas rodovias, invadir Mercados e tantas outras “ARTES”. Usando os mesmos artifícios de seus “CAMARADAS”. Uma das críticas mais contundentes ao Bolsa Família feita pela oposição e por setores da própria base governista é que cria um paternalismo que, evidentemente, acaba servindo de moeda de troca em tempos de eleição. Não por acaso o perfil de quem votou em Lula mudou de 2002 para 2006: antes tido como o representante da classe média progressista, tornou-se o Pai dos pobres e desvalidos. (P.T). “Pai de Tantos”. Em parte pela justa melhoria na condição de vida das camadas mais modestas da população, mas outro tanto porque o Bolsa Família se tornou a principal propaganda do governo junto àqueles que se encontram abaixo da linha da pobreza. Que hoje abdicam da condição de trabalhadores para assumirem a de parias. Diabos... Às vezes penso que os Políticos vêem o Brasil como se olhasse por um espelho retrovisor, o progresso é prá trás. Tudo que estão vendo não é o que virá, é sim o que já passou. Tudo que importa ao político é o aqui e agora, o seu dinheiro, as coisas que lhe trazem vantagem, para ele e sua família. Porque não pensar um pouco sequer na nação, nos estados, nos municípios e nos Brasileiros, pobres, famintos e que realmente não tem teto, comida, trabalho e já revoltado se torna um não sei o que!. Existe, não podemos negar, os aproveitadores, baderneiros e vigaristas que se juntam ao movimento com bandeiras, facões, foices, enxada, palavras de ordem e tantas outras coisas mais. Não vamos nos ocupar destes, a Polícia toma conta. Pensamos!, Os mais de três Bilhões de reais que circularam no Valério duto (que se sabe) e tantas outras maracutáias que envolveram e ainda envolve muito dinheiro da União (E não se sabe), Poderiam sim melhorar a vida desgraçada de tantos Brasileiros que sofrem nesse Brasil. Tem três  coisas que me consolam, eles (os Políticos), não defecam chocolate, não urinam vinho do porto e não pode vencer a morte. Terá o mesmo destino de nós todos, fazer companhia ao Gen. Augusto Pinochet. Suas mulheres bonitas, arrumarão Boys bonitos e novos, gastarão o dinheiro que tirou do povo e quem sabe... Voltarão a ser pobres. Uma notícia surpreendente é a do dono do apartamento no Guarujá que , da Alemanha, viu sua casa sendo roubada. A gente avança tanto com a tecnologia mas não consegue melhorar o ser humano muito menos os políticos. Vamos terminar dizendo como o eletricista: É a “fase”. Não é nada agradável acordar e ver nas capas de jornal a foto de um Pinochet no caixão ao invés de certos políticos Brasileiros. E como foi dito uma vez pelo Millôr, tem dias que no jornal as únicas boas notícias são encontradas no obituário.