segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O ANFITRIÃO

Sempre achei que sabia receber bem minhas visitas em casa, dizia para meus parentes e amigo que era um grande anfitrião, procurava ter sempre a mesa farta e nunca faltar nada para meus convivas. Lendo sobre histórias da antiga Grécia e o todo poderoso Deus do Olimpo (Zeus), encontrei uma bela explicação sobre como acontecia às coisas naquela época e como nasceu essa de “Anfitrião”. Agora é de se perguntar... Você é um bom anfitrião? Na mitologia grega, Anfitrião era marido de Alcmena, a mãe de Hércules. Enquanto Anfitrião estava na guerra de Tebas, O DEUS Zeus tomou a forma de Anfitrião para deitar-se com Alcmena e com ela fornicou a noite toda, e Hermes tomou a forma de seu escravo, de quem era um perfeito Sósia, para montar guarda no portão. Quando Anfitrião voltou da guerra uma grande confusão foi criada, pois evidentemente Anfitrião duvidou da fidelidade da esposa. No fim, depois de muita explicação, quase tudo foi esclarecido por Zeus. - DEUS, Todo Poderoso. Nosso amigo Anfitrião ficou contente por ser marido de uma escolhida do Deus. Daquela noite de amor nasceu o semideus Hércules. A partir daí, esse termo: anfitrião passou a ter o sentido de... "Aquele que recebe em casa”. Portanto anfitrião, nada mais significa do que "CORNO MANSO E FELIZ"! Pois é! Nem sempre é bom ser culto! Eu sempre me considerei inteligente, esperto, mas acho que por ignorância mesmo é claro, sempre fui considerado um bom anfitrião. Agora imagine, receber um amigo em casa tratá-lo bem, alimentá-lo, hospedá-lo, que pode até acontecer que transe com sua esposa e depois ser considerado um bom Anfitrião! Que desgraça de jeito ou cerimonial. Mais com essa pequena estória pode aquilatar os quantos desde os tempos mais remotos podem ter ou já temos um famigerado Anfitrião dentro de nossas casas, sabendo ou sem saber, mais esses personagens existem e não se enganem eles sempre existiram. Personagens excêntricos, furões, entram em tudo e geralmente tem a maior cara de pau, (o chamado “penetra”, mesmo que lhe conheça de pouco tempo lhe chama pelo primeiro nome com a maior folga, é sem jeito nos toma logo de “barrigada” e nos trata como se fosse nosso compadre). E veja bem a qualidade de gente que uma vez ou outra mesmo sem saber colocamos em nossa casa.
Depois estamos com a cabeça cheia de “enfeites” engraçados e todo mundo sabe o por que, menos o Anfitrião, tem o distinto dentro de casa mais nunca se lembra do que ele pode fazer de estrago na sua vida para ser mais claro.
Nos dias de hoje o Anfitrião é mais conhecido como GERALDÃO talvez um nome novo para poder apresentar aos amigos o bom ANFITRIÃO que você pode ser quando considera muito um amigo, que seja de uma apresentação ou mesmo um amigo de longa data. Meu amigo, o meu conselho é que você seja (já que tem de ser) um ANFITRIÃO perfeito, sirva o amigo de tudo e assim não será considerado mão fechada e se for preciso...Ceda sua cama de casal para atender melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário